OVG é destaque no “Prêmio Goiás Sustentável 2023”

A Organização levou o segundo lugar na premiação por desenvolver ações que proporcionam o descarte correto do lixo gerado em suas unidades e programas, e por gerar renda a pessoas em situação de vulnerabilidade social que trabalham em cooperativa de reciclagem

Elisângela Vieira

A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) ficou em segundo lugar no “Prêmio Goiás Sustentável” – modalidade Terceiro Setor, concedido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD). A premiação reconhece e divulga práticas, iniciadas ou desenvolvidas a partir de 2019, relacionadas à sustentabilidade, que melhoram a qualidade de vida da população goiana.

A premiação faz parte da Semana do Meio Ambiente 2023, que tem como tema “Crescendo em Sustentabilidade”. O projeto “Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos” da OVG foi elaborado em 2019 e objetiva minimizar a geração de lixo, proporcionar o descarte de forma ambientalmente adequada e oportunizar a geração de renda à cooperativa de reciclagem de resíduos.

Além de promover ações sociais nos 246 municípios goianos, a OVG busca melhorar o gerenciamento de resíduos nas unidades atendidas, além de suas sedes administrativas e nos programas Natal do Bem, no Goiânia Arena e Centro Cultural Oscar Niemeyer, e centros de Apoio ao Romeiro de Trindade e Muquém.

Dentro do “Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos”, a OVG firmou parcerias com a AMMA na promoção de atividades de educação ambiental e com a Cooper Rama – Cooperativa de Materiais Recicláveis – que tem recebido da Organização papel, papelão, madeira, plásticos, fios e eletrônicos, resíduos que geram renda aos cooperados e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A New Life Recicláveis também é aliada da iniciativa da OVG com o descarte, via venda, de óleo de cozinha, oriundo de frituras realizadas diariamente na Casa do Interior de Goiás (Cigo) e Centro de Idosos Sagrada Família. A renda é revertida para os projetos sociais da Organização e o óleo destinado à fabricação de materiais de limpeza, higiene e biodiesel.

“Ser sustentável também é uma forma fazer o bem. Por isso, me orgulho muito do Plano de Gerenciamento de Resíduos da OVG, que cuida do nosso Estado, de hoje, e de nossas futuras gerações”, enfatiza a presidente de honra da OVG e coordenadora Goiás Social e do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado.

“O Prêmio Goiás Social foi criado em 2019, e esse ano tivemos a grata surpresa de chegarmos a 92 iniciativas inscritas. Ficamos muito felizes porque isso nos ajuda a construir uma rede formada por instituições e pessoas que se interessam por essa pauta, que pensam e idealizam, junto com o Governo de Goiás, uma nova forma de relação com a natureza, com o meio ambiente”, afirma Andréa Vulcanis, secretária de Estado de Meio Ambiente.

“Destacamos que nosso Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos contribui para o prolongamento de vida útil do Aterro Sanitário. Também nos orgulhamos em saber que através desse trabalho estamos colaborando para o sustento de famílias em situação de vulnerabilidade social que vivem da coleta de recicláveis”, comemora Rosiane Goulart de Castro Dias Lima, representante da OVG na premiação e supervisora e responsável técnica do Plano.

Organização das Voluntárias de Goiás – Governo de Goiás